terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conhecer para se proteger

    Quando discutimos assuntos recorrentes como o da violência, há uma tendência natural em acharmos que estamos “chovendo no molhado”; que debatermos, exemplificarmos ou apenas manifestarmos opinião a respeito da violência, não produzirá resultado.
    No entanto, pensar que a violência é problema do outro, dos governantes, da Polícia ou apenas daqueles que vivem às margens da sociedade, aparentemente mais próximos à situações de risco, nos torna vulneráveis à ela. Na verdade, a violência – em qualquer um de seus aspectos: familiar, social, no trânsito; violência moral ou física – está em todas as partes,
    A violência não escolhe idade, sexo, classe social das pessoas, não escolhe o lugar aonde moram. Hoje, estamos todos suscetíveis.
    É importante, portanto, nos darmos conta de nosso papel na intenção de reduzir riscos, de nos proteger da violência. É preciso que tomemos consciência de que  nossas atitudes interferem, podem fazer a diferença na busca pela “não-violência”.
    Falar e fazer-se ouvir precisa e deve ser uma prioridade. Em se tratando de escolas, dos alunos, funcionários, professores e demais pessoas que convivem nesses ambientes, é fundamental um olhar ainda mais atento e comprometido.
    Conhecer o inimigo, neste caso, a violência que cerca nossa escola, nosso bairro, nossa comunidade, é uma das formas mais efetivas no combate à violência -  para que não nos tornemos vítimas desse inimigo.
    Mobilizar o maior número de pessoas que pudermos faz a diferença. Quanto maior é o número de pessoas unidas em prol de algo, maior é o poder de luta, maiores são as chances de sermos ouvidos por quem faz as leis e protegidos por aqueles que as fazem cumprir.

Proª Lucimara Carraro.
26/10/2009

3 comentários:

Unknown disse...

parabéns pelo texto professora!

Unknown disse...

Olá a todos!

Infelizmente, a violência nos cerca. Temos que ficar sempre atentos, pois como foi frisado no texto, ela pode vir de várias formas. Só com fé em Deus e esperança de dias melhores é que podemos continuar nossa jornada diária e nosso bom combate.

Um abraço a todos!

Administrador disse...

ACHEI ISSO MASSA SOU ALUNO H4CK3R VOU PROTEGER A ESCOLA