terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conhecer para se proteger

    Quando discutimos assuntos recorrentes como o da violência, há uma tendência natural em acharmos que estamos “chovendo no molhado”; que debatermos, exemplificarmos ou apenas manifestarmos opinião a respeito da violência, não produzirá resultado.
    No entanto, pensar que a violência é problema do outro, dos governantes, da Polícia ou apenas daqueles que vivem às margens da sociedade, aparentemente mais próximos à situações de risco, nos torna vulneráveis à ela. Na verdade, a violência – em qualquer um de seus aspectos: familiar, social, no trânsito; violência moral ou física – está em todas as partes,
    A violência não escolhe idade, sexo, classe social das pessoas, não escolhe o lugar aonde moram. Hoje, estamos todos suscetíveis.
    É importante, portanto, nos darmos conta de nosso papel na intenção de reduzir riscos, de nos proteger da violência. É preciso que tomemos consciência de que  nossas atitudes interferem, podem fazer a diferença na busca pela “não-violência”.
    Falar e fazer-se ouvir precisa e deve ser uma prioridade. Em se tratando de escolas, dos alunos, funcionários, professores e demais pessoas que convivem nesses ambientes, é fundamental um olhar ainda mais atento e comprometido.
    Conhecer o inimigo, neste caso, a violência que cerca nossa escola, nosso bairro, nossa comunidade, é uma das formas mais efetivas no combate à violência -  para que não nos tornemos vítimas desse inimigo.
    Mobilizar o maior número de pessoas que pudermos faz a diferença. Quanto maior é o número de pessoas unidas em prol de algo, maior é o poder de luta, maiores são as chances de sermos ouvidos por quem faz as leis e protegidos por aqueles que as fazem cumprir.

Proª Lucimara Carraro.
26/10/2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Blog


O Blog do Yvone

A ideia de ter um blog para o Colégio Yvone Pimentel parte da vontade de se construir um espaço de interação entre a sociedade, os alunos, os pais e a escola. É a possibilidade virtual mais “real” para dialogarmos, conhecer nosso papel na escola e fora dela.
Saber qual é a onda de todos! A língua das tribos! Os problemas e as alegrias desse pessoal bacana que forma o nosso colégio.
Professores, alunos, funcionários, quem é essa galera? O que fazem, o que pensam, o que querem para o Colégio Yvone Pimentel?
Participe também!
Deixe seu recado, sua opinião, sua arte e sua loucura.
Mostre seu mundo e seu jeito de viver e de ver o mundo.
Vem construir o YP com a gente!
Ah! Não esqueça que descontração não é o mesmo que depreciação...
Que “jeito” de falar não é sinônimo de palavrão, de falta de educação...
Liberdade se traduz em respeito.
Temos respeito quando somos capazes de expor nossas ideias sem ofensas, sem invasões.
Vem ser cidadão.

Profª Lucimara Carraro.